Conservação em Acção: Restauração de Mangais em Moçambique

Partilhar
WCS Mozambique - Mangrove Revival: A Community-Led Success in Nampula, Mozambique

Os mangais são um dos ecossistemas costeiros mais valiosos, pela sua elevada biodiversidade e importância económica, pelo papel que desempenham na protecção das zonas costeiras e na captura de carbono da atmosfera. A sua restauração contribui para o desenvolvimento sustentável, fortalecimento das comunidades e protecção ambiental, beneficiando tanto as gerações actuais como as futuras.

A restauração hidrológica da floresta de mangal em Muanangome – Lunga, no distrito de Mossuril, província de Nampula, tem sido fundamental para a recuperação das suas funções ecológicas, o regresso da fauna, a protecção contra tempestades e inundações, entre outros benefícios. Para garantir o sucesso a longo prazo e aumentar a sensibilização comunitária, a WCS Moçambique recorre a mapas hidrológicos e adopta uma abordagem participativa, incorporando conhecimentos tradicionais e experiências locais, ao mesmo tempo que introduz novas tecnologias e práticas inovadoras.

A colaboração entre o meio académico, organizações da sociedade civil, governo e comunidades pode trazer benefícios duradouros para os ecossistemas, biodiversidade e natureza. Estes esforços são possíveis graças aos parceiros do projecto “Futuro Azul”: UEM; ADPP Moçambique; InOM e BAF.

Este trabalho crucial inspira #OtimismoOceânico e contribui para a conservação dos oceanos através da restauração dos mangais.

👉 Saiba mais sobre o trabalho marinho da WCS em wcs.org/oceans.

Artigos relacionados