Quem somos

Quem somos

A Wildlife Conservation Society (WCS) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a salvar a vida selvagem e lugares selvagens através da ciência, da conservação internacional, da educação e da gestão do maior sistema mundial de parques urbanos de vida selvagem. Durante mais de 125 anos, a WCS tem sido uma das principais organizações de conservação a nível global e trabalha actualmente para conservar e gerir de forma sustentável mais de 100 milhões de hectares de paisagens terrestres e marinhas em todo o mundo, apoiando a gestão de mais de 600 áreas protegidas em 65 países.

A WCS trabalha em parceria com mais de 205 grupos indígenas e de 1500 comunidades locais. A WCS estabeleceu um programa em Moçambique em 2012 e trabalha com o Ministério da Terra e Ambiente e o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas para apoiar o Governo na conservação da biodiversidade, enquanto apoia as comunidades locais em meios de subsistência alternativos, melhorando a resiliência aos efeitos das alterações climáticas. A WCS coordena o projeto Futuro Azul.

Equipa WCS

Equipa WCS

Hugo Costa

Hugo Costa

Director do Programa Marinho
WCS Moçambique

Com raízes no escutismo e uma carreira que abrange África e Europa, Hugo conta com 23 anos como zoólogo dedicado e um Mestrado em Avaliação de Impacto Ambiental. Deste 2019, lidera o programa marinho de Moçambique da WCS. Quando não está a elaborar estratégias de biodiversidade ou no campo, está a passar tempo com a família, a fazer desporto, a ver filmes, séries ou a cultivar a sua pequena horta.

Carlos Meirinhos

Carlos Meirinhos

Director do Projecto Futuro Azul
WCS Moçambique

Diga “Olá” ao Carlos! Maestro do Projecto! Combinando uma licenciatura em gestão com um talento para a comunicação, há 15 anos trocou o caos dos eventos europeus pelo cenário de empreendedorismo social de Moçambique. Apaixonado por criar valor para as comunidades, ele agora lidera o Projecto Futuro Azul da WCS, com o objectivo de equilibrar desenvolvimento e conservação. Catador compulsivo de lixo na praia, se a vida lhe der limões, ele irá apimentar suas aventuras culinárias. Músicas mexidas, risadas sinceras e amor familiar completam a sua receita de sucesso!

Erwan Sola

Erwan Sola

Especialista de Recifes de Corais
WCS Moçambique
Erwan, Cientista de Recifes de Coral da WCS, mergulha nas maravilhas marinhas munido de seu Ph.D. em Biologia Marinha. Tem grandes “skills” subaquáticos, ele investiga a ecologia reprodutiva dos corais, liderando projectos de Moçambique à África do Sul. É mentor de muitos mergulhadores e habitual palestrante, a experiência e a paixão pelos corais fazem Erwan agitar o projecto Futuro Azul, tornando-o mais fácil de navegar.
Manuel Nazaré

Manuel Nazaré

Gestor de Salvaguardas e de Monitoria & Avaliação
WCS Moçambique

Nazaré ou Nelo para os amigos mais próximos, o Gestor de Salvaguardas Sociais e Ambientais e de Monitoria & Avaliação do projecto Futuro Azul, tem uma mistura única de conhecimentos de engenharia e ambientais, com mestrado em Processamento de Hidrocarbonetos e experiência em salvaguardas sociais. É um autêntico processador com um talento especial para transformar dados ambientais em conquistas de conservação dignas de aplausos. Nelo, será mais que provavelmente visto a comer abóbora e frutas, e ao mesmo tempo consegue fazer da análise de dados o espetáculo mais “cool” da cidade!

Mualule Chuluma

Mualule Chuluma

Assistente de Projecto
WCS Moçambique

É uma especialista marinha com mestrado em Biologia da Conservação. Da Gorongosa às Ilhas Primeiras e Segundas e agora no norte de Nampula, ela é uma extraordinária bióloga, sendo a MC oficial dos eventos do projecto, motivando comités de pesca e recursos naturais, e transformando conhecimento ecológico local e dados sobre tubarões em insights fantásticos para o projecto

Osório Matias

Osório Matias

Técnico Florestal
WCS Moçambique

Natural de Muiane, distrito de Gilé, está a finalizar a Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento, comunitário com habilitações em Ecoturismo. Desde criança que se apaixonou pela conservação da bela paisagem de árvores que apreciava ao longo dos caminhos que percorria com a sua avó para a machamba, próximo da cidade de Nampula. Tem trabalhado nas Províncias de Zambézia e Nampula em maneio e gestão de recursos naturais, plantações e maneio de florestas nativas e exóticas, apoio na delimitação de terras comunitárias e sua formalização, agricultura de conservação, apicultura, conservação e restauração de áreas degradadas de mangais, protecção e maneio de recursos marinhos e costeiros, planificação e poupança e crédito rotativo. Adora encontrar-se com a natureza em especial praias e montanhas.

Celina Cipriano Lupaka

Celina Cipriano Lupaka

Assistente do Programa Marinho
WCS Moçambique

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Lúrio e mestrada em Biologia de Conservação pelo Consórcio de BioEducação do Parque Nacional da Gorongosa. É apaixonada pela natureza. Seus melhores momentos são quando está ao lado de sua familia perto do mar sentindo a brisa, ou debaixo de água, ou observando aves, ou viajando para conhecer lugares novos. Possui uma certificação de mergulho avançado e ja trabalhou em projectos que visavam a conservação de ecossistemas marinhos, costeiros e terrestres no Norte e Centro de Moçambique onde desempenhou funções como assistente de mergulho, assistente de pesquisa, assistente de projecto e coordenadora de projecto. Para ela a melhor forma de mudar a consciência das pessoas é obtendo conhecimento. Considera-se uma eterna aprendiz.

Ibraimo Lufa

Ibraimo Lufa

Motorista e Assistente Administrativo
WCS Moçambique

“Lufa, o “régulo” da Ilha de Moçambique que tem apenas 3,5km de comprimento, mas a sua viagem abrange todo o Norte de Moçambique. De carregador de sacos a motorista VIP, ele fez tudo com um sorriso e alguns passos de dança bem sérios. Com um corpo construído para ser segurança, sua arma secreta é um sorriso matador. Considere-se com sorte se ele o levar num belo passeio pela área do Projecto Futuro Azul.

Cremilda José

Cremilda José

Gestora de Subvenções
WCS Moçambique

Cremilda, Gestora de subvenções do projecto Futuro Azul há cerca de dois anos, é uma profissional moçambicana com formação em contabilidade. Sua perspicácia financeira e dedicação desempenham um papel vital na condução do projecto para o sucesso.

Solange Uaite

Solange Uaite

Assistente de Administração e Finanças
WCS Moçambique

Uma profissional versátil, formada em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Católica de Moçambique, com mais de 6 anos de experiência de trabalho em empresas privadas nas áreas de mineração, terras, seguros, transportes, logística, administração e nas ONGs internacionais em Moçambique nas áreas de conservação da biodiversidade.

Amante da fotografia, praias e viagens, aproveita as horas vagas para registrar momentos únicos da vida desfrutando da excelente companhia de familiares e amigos.

Francisco Cabo

Francisco Cabo

Gestor de Comunicação
WCS Moçambique

Francisco Cabo é licenciado em Turismo pela Universidade Eduardo Mondlane e mestre em Transportes pela Universidade de Brasília. Antes de ingressar na WCS trabalhou como docente de Turismo na Universidade Eduardo Mondlane, com foco em Marketing Turístico e Comunicação, e foi posteriormente Gestor de Comunicação e Relações Públicas da Autoridade de Aviação Civil de Moçambique, entre 2014 e 2018. Em 2018 juntou-se à WCS e desde 2019 é o Gestor de Comunicação, com missão principal de dar mais visibilidade aos programas da WCS Moçambique. Neste período foi igualmente focal point da WildAid em Moçambique.

Equipa Parceiros

Equipa Parceiros

Mário Jorge Carlos

Mário Jorge Carlos

Administrador de Subvenções e Oficial Sénior de Parcerias Agricultura Sustentável e Meio Ambiente
ADPP

Especialista em Desenvolvimento Sustentável com mais de duas décadas de experiência em gestão de programas. Com uma mentalidade e visão estratégica sólidas, Carlos liderou programas multidimensionais baseados em resultados, desde a concepção até a implementação, abrangendo vários sectores como agricultura, pesca, restauração costeira, energia renovável e desenvolvimento de negócios. Carlos é proficiente em realizar auditorias internas e fornecer medidas de controle de risco por meio de estratégias de mitigação. Trabalha em estreita colaboração com doadores, atendendo aos seus requisitos e expectativas de maneira proactiva e constructiva, ao mesmo tempo que administra subvenções complexas, desempenhando um papel vital em fornecer uma ponte entre finanças, recursos humanos e aquisições na gestão de subvenções.

Agostinho Zacarias

Agostinho Zacarias

Coordenador do Projecto Futuro Azul
ADPP

Agostinho Zacairas é um especialista florestal, gestão comunitária e extensão, com 30 anos de experiência, incluindo 15 anos em programas baseados na comunidade e 14 anos em funções de gestão e coordenação de projectos. Como coordenador, é responsável por supervisionar a implementação e garantir a execução efectiva e eficiente do projecto. Um foco especial de Zacarias é assegurar a restauração de150 hectares de mangal com o envolvimento activo da comunidade local. Para isso, ele estabelece relações sólidas com parceiros estratégicos e propõe soluções inovadoras e sustentáveis.

Sérgio Alberto Mathe

Sérgio Alberto Mathe

Coordenador Distrital de Memba
ADPP

Profissional dedicado ao desenvolvimento comunitário, com destaque para área da Agricultura e Meio Ambiente. Ele possui uma experiência de mais de 10 anos na implementação de técnicas de produção ecológica e agricultura de conservação. Actualmente, Sérgio desempenha a função de Coordenador Distrital de Memba e Ponto Focal de Monitoria e Avaliação no projecto Futuro Azul, onde trabalha para promover meios de subsistência eco-sustentáveis e alternativas à pesca. Sua paixão pela educação ambiental impulsiona a transferência de conhecimentos sobre o uso da biodiversidade e ecossistemas para a adaptação e resiliência das comunidades costeiras às mudanças climáticas.

Rudy Constantino

Rudy Constantino

Coordenador Distrital de Mossuril
ADPP

Tem uma ampla experiência em projectos agrícolas, conservação do meio ambiente e empoderamento das comunidades locais. Actualmente, é Coordenador Distrital no projecto Futuro Azul no Distrito de Mossuril. Rudy está empenhado em melhorar os meios de subsistência das comunidades, promover práticas agrícolas sustentáveis e proteger a biodiversidade. Sua paixão pelo meio ambiente e compromisso com o desenvolvimento sustentável o tornam um activo valioso para iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.

Celia Macamo

Bióloga Ecologista
UEM

Sou bióloga ecologista, docente na UEM desde 2008. Actualmente, trabalho com ecologia e conservação de florestas de mangal, uma das minhas grandes paixões. No projecto futuro azul espero poder partilhar do conhecimento que tenho com os outros, mas também aprender muito com quem esta no terreno e conhece a realidade quotidiana.

Atija Julião Joaquim Mavila 

Assistente de Programa de Subvenção
ProAzul

Licenciada em Engenharia de Aquacultura. Atija actua como assistente de programa de subvenção no ProAzul. Apoia a implementação de actividades que incentivam a diversificação dos meios de subsistência dos pescadores e aquacultores, com objectivo de reduzir a pressão sobre os recursos marinhos. Também é ponto focal do projecto “Futuro Azul”, apoiando as comunidades locais a desenvolver meios de subsistência alternativos 

Rui Ismael

Coordenador de Comunicação
Biofund

Rui é o mago da comunicação, apaixonado por acender faíscas de mudança social e proteção da biodiversidade! Armado com duas décadas de experiência e uma mistura explosiva de formações em Comunicação, Publicidade e Relações Públicas, ele move campanhas vibrantes que dançam ao ritmo da conservação em Moçambique. Mais do que um estrategista, Rui é um arquitecto de sonhos que molda futuros brilhantes, onde a comunicação é a chave para desbloquear comportamentos sustentáveis e sorrisos contagiantes. Com paixão, inovação e uma ética inabalável, Rui é mais do que um profissional; é um verdadeiro entusiasta pela mudança social e pela conservação da biodiversidade! 

Natércia Parruque

Oficial de Comunicação e Eventos
Biofund

Natércia é uma profissional responsável, formada em Ciências de Comunicação, com especialidade em Publicidade e Marketing. O seu percurso profissional iniciou em 2020, com a participação na primeira edição de estágios do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), tendo estagiado durante um ano no sector de comunicação da BIOFUND. 
No final do estágio, Natércia foi eleita a melhor estagiária da primeira edição do programa. Em 2021, ingressou na BIOFUND como Oficial Júnior de Comunicação, onde destacou-se na organização do evento de lançamento do Programa PROMOVE Biodiversidade. Natércia possui experiência em comunicação institucional, de projectos e em organização de eventos. Actualmente, Natércia desempenha um papel fundamental na organização de eventos, com foco especial em eventos de consciencialização ambiental. Devido a sua experiencia em organização e gestão de eventos, em 2022, Natércia foi integrada na equipa de organização da Conferência da Biodiversidade Marinha, do Projecto Futuro Azul.