Parceiros

WCS MOZ MARINE LOGO full words black
Wildlife Conservation Society Moçambique

A Wildlife Conservation Society (WCS) concebe e implementa soluções globais inovadoras para a conservação dos oceanos A WCS lidera iniciativas de conservação no terreno em 24 países com uma equipa de mais de 200 especialistas marinhos. Os nossos programas reforçam a protecção dos oceanos, melhoram a gestão das pescas e conservam espécies marinhas vitais. Trabalhamos em águas que albergam 90% dos habitats de coral do mundo, 75% das espécies de tubarões e raias do mundo e 60% da diversidade de mamíferos marinhos do mundo.

adpp-mozambique-256x108
Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo

A ADPP é uma associação moçambicana criada em 1982 que está actualmente a implementar mais de 60 programas em todo o país na área da educação, desenvolvimento rural sustentável e saúde comunitária. A ADPP emprega 3.000 pessoas e alcançou 5 milhões de beneficiários em 2019-2020. A ADPP é responsável por todas as actividades de meios de subsistência alternativos do projecto.

INIP
Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM)

O InOM, Instituto Oceanográfico de Moçambique (antigo IIP) é uma instituição pública sob tutela do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique, que desenvolve os trabalhos de investigação necessários para o conhecimento científico dos recursos pesqueiros das águas jurisdicionais moçambicanas, com enfoque na sua gestão, conservação e otimização da sua exploração. Recentemente, a instituição alargou o seu âmbito de actuação a outra biodiversidade marinha.

pro
ProAzul, Fundo Fiduciário para o Desenvolvimento da Economia Azul

O FP é um mecanismo financeiro do Governo de Moçambique que estabelece parcerias com os diferentes sectores do Estado, do sector privado e da sociedade civil para que os recursos estratégicos e financeiros sejam alinhados com iniciativas efectivas de exploração sustentável das águas interiores, do mar e do ambiente costeiro. Entre as suas principais actividades estão a gestão financeira e estratégica de projectos, a concepção de mecanismos financeiros e a avaliação de novas fontes de financiamento, para além da assistência técnica ao Governo de Moçambique no desenvolvimento da economia azul e no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o objetivo 14. A ProAzul co-financia o projecto e gere a provisão de financiamento para apoiar meios de subsistência alternativos de pequena escala alternativos à pesca e amigos do ambiente.

Logo_UEM
Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Eduardo Mondlane

A Universidade Eduardo Mondlane é a mais antiga universidade nacional em Moçambique. O Departamento de Ciências Biológicas está incluído na Faculdade de Ciências e tem conhecimentos especializados sobre o ambiente costeiro, especialmente ecossistemas como mangais e ervas marinhas. O DCB-UEM, fundado em 1962, está a apoiar o projecto em actividades relacionadas com a avaliação da biodiversidade, restauração de mangais e ervas marinhas, que são fundamentais para caracterizar o futuro local da ACM em Moçambique e para medir o sucesso do projecto.

ama
Associação para o Meio Ambiente

A AMA é uma ONG local que foi criada em 1990 na cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado, e que se estabeleceu como uma entidade influente na sensibilização e fortalecimento das comunidades na área da gestão dos recursos naturais e do ambiente. A AMA é responsável pelo trabalho directo com os Conselhos Comunitários de Pesca.

Biofund_Logo
A BIOFUND, Fundação para a Conservação da Biodiversidade

A Biofund é um Fundo Ambiental, uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, que mobiliza, aplica e gere recursos financeiros em benefício exclusivo da conservação da biodiversidade em Moçambique. Para além da sua atividade específica como Fundo Fiduciário de Conservação, a Fundação traz a contribuição do sector privado, da sociedade civil e do mundo académico para o esforço de conservação em Moçambique. Tem um enfoque particular no sistema nacional de áreas de conservação, como parte do desenvolvimento equilibrado do país. A BIOFUND é responsável pela organização da Conferência Anual sobre Biodiversidade Marinha e apoia o desenvolvimento dos mecanismos financeiros promovidos pelo projecto para apoiar iniciativas de conservação pelas comunidades locais.

Financiadores

Blue_Action_Fund_logo
Blue Action Fund

O Blue Action Fund, enquanto programa de subvenções, apoia projectos implementados por organizações não governamentais (ONG) nacionais e internacionais nos seus esforços para conservar o oceano e melhorar os meios de subsistência das comunidades costeiras nos países em desenvolvimento. O objectivo do trabalho do Blue Action Fund é servir “a intensificação da protecção costeira e marinha nos países em desenvolvimento”. Ao fazê-lo, a fundação pretende proteger a biodiversidade e os meios de subsistência dos pescadores costeiros em regiões de África, América Latina e Ásia. Para atingir este objectivo, a Blue Action Fund trabalha com organizações não governamentais para designar e gerir áreas protegidas e apoiar a utilização sustentável dos recursos costeiros e marinhos.

BB 2023 web horizontal (1400 × 900 px) - 118
Green Climate Fund (GCF)

O Green Climate Fund (GCF), o maior fundo climático do mundo, acelera a acção climática transformadora nos países em desenvolvimento através de uma abordagem de parceria detida pelos países e da utilização de soluções de financiamento flexíveis e de conhecimentos especializados em matéria de investimento climático. O GCF é um fundo criado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC) como entidade operacional do Mecanismo Financeiro para ajudar os países em desenvolvimento nas práticas de adaptação e atenuação para combater as alterações climáticas. O GCF tem sede em Incheon, na Coreia do Sul. É gerido por um Conselho de 24 membros e apoiado por um Secretariado. O objectivo do GCF é “apoiar projectos, programas, políticas e outras actividades nos países em desenvolvimento membros, utilizando janelas de financiamento temáticas”. Pretende-se que o GCF seja a peça central dos esforços para obter financiamento para as alterações climáticas no âmbito da UNFCCC.

images
Oceans 5

A Oceans5 (O5) dedica-se a proteger os cinco oceanos do mundo. Oceans 5 é uma colaboração internacional de financiadores dedicada a acabar com a sobrepesca, estabelecer áreas marinhas protegidas e limitar o desenvolvimento de petróleo e gás offshore – três das maiores prioridades identificadas por cientistas marinhos de todo o mundo. A Oceans 5 inclui filantropos novos e experientes com uma inspiração comum para a concessão de subsídios em colaboração e orientados para os resultados. A O5 partilha o desejo de assegurar melhorias tangíveis na saúde global dos oceanos, ao mesmo tempo que fortalece a filantropia de conservação dos oceanos.

logo-macp
Margaret A. Cargill Philanthropies (MACP)

A Margaret A. Cargill Philanthropies (MACP) apoia esforços para melhorar a qualidade de vida e prevenir e aliviar o sofrimento de crianças, famílias e idosos; preservar e promover o ambiente e as artes; e encorajar o tratamento humano dos animais. Fundada pela falecida Margaret A. Cargill, a MACP associa-se activamente a organizações capazes de fazer uma diferença duradoura para os indivíduos e as comunidades, com especial atenção para as causas negligenciadas. Os activos combinados da MACP (Margaret A. Cargill Foundation e Anne Ray Foundation) colocam-na entre as dez maiores fundações dos Estados Unidos. A MACP desenvolve e implementa estratégias integradas de concessão de subsídios em sete áreas programáticas, a que chamam domínios: Artes e Culturas, Assistência e Recuperação de Catástrofes, Ambiente, Bem-Estar Animal, Qualidade de Vida, Professores e Legado e Oportunidade.

BP_Ocean_Initiative_logo_Stacked
Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies trabalha para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas, concentrando-se em cinco áreas-chave: as artes, a educação, o ambiente, a inovação governamental e a saúde pública. Abrangendo todos os donativos de Mike Bloomberg, a Bloomberg Philanthropies inclui a sua fundação, empresa e filantropia pessoal, bem como a Bloomberg Associates, uma consultora pro bono que trabalha com presidentes de câmara em cidades de todo o mundo. A Bloomberg Philanthropies trabalha para melhorar a vida de milhões de pessoas em mais de 700 cidades e 150 países.

TiffanyandCoFoundation
The Tiffany & Co. Foundation

A Tiffany & Co. Foundation está empenhada na conservação dos oceanos, incluindo a protecção marinha em grande escala, a conservação costeira, a restauração de corais e a exploração do carbono azul.

Colaboração

channels4_profile
Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas