Adaptação baseada nos Ecossistemas

O Futuro Azul foca-se na promoção de medidas de Adaptação baseada nos Ecossistemas (EbA) para proteger e reforçar a resiliência das comunidades costeiras e ecossistemas da área do projecto. O projecto enfatiza a restauração e conservação de ecossistemas marinhos e costeiros-chave, como mangais, ervas marinhas, recifes de coral e florestas costeiras, para mitigar os impactos de tempestades, marés e inundações.

Aumento da Consciencialização e Colaboração Regional

O projecto promove a consciencialização nacional e regional para a EbA na zona costeira de Moçambique, colaborando com agências governamentais, ONGs e fóruns. A realização de eventos anuais, workshops e fóruns permite divulgar os resultados do projecto, discutir requisitos da EbA e trocar experiências. Adicionalmente, o projecto contribui com lições para plataformas regionais como a Convenção de Nairobi e o Consórcio do Oceano Índico Ocidental, promovendo uma troca regional mais ampla de conhecimento e práticas de EbA. 

Nós estamos a construir um futuro sustentável para ecossistemas e comunidades na África Oriental

O projecto integra princípios de EbA na conservação de ecossistemas, meios de subsistência comunitários e estratégias de segurança alimentar, alinhando-se com metas nacionais e promovendo a colaboração regional para alcançar resultados sustentáveis.

Adaptação baseada nos Ecossistemas

A adaptação baseada nos ecossistemas (EbA) é uma abordagem à adaptação às alterações climáticas que utiliza os ecossistemas naturais e a biodiversidade para ajudar as pessoas a adaptarem-se aos efeitos adversos das alterações climáticas. Envolve a gestão sustentável, a conservação e a recuperação de ecossistemas para reduzir a vulnerabilidade das comunidades e aumentar a sua resiliência face aos impactos das alterações climáticas. A adaptação baseada nos ecossistemas reconhece que os ecossistemas saudáveis podem prestar vários serviços que apoiam o bem-estar humano e protegem contra os factores de stress ambiental.