
Entre os dias 16 e 24 de Junho, foi realizado mais um ciclo de treinamentos explorando Regras e Regulamentos nas áreas de Pesca de Gestão Comunitária (APGCs) que podem beneficiar os pescadores e a conservação dos recursos, voltado para os Conselhos Comunitários de Pesca (CCPs) dos distritos de Memba, Mossuril e Nacala-à-Velha.
Este treinamento insere-se no crescimento dos CCPs e marca o início de uma série de formações com foco no fortalecimento da capacidade de governança comunitária e na construção de um entendimento mútuo entre a comunidade pesqueira local, visando uma gestão sustentável e participativa dos recursos marinhos.
Pretende-se assim, alinhar as directrizes da futura Área de Conservação Marinha (ACM) de usos sustentável de Memba – Mossuril, alinhando necessidades de conservação, recuperação de recursos marinhos e pesqueiros e desenvolvimento comunitário integrado.

Durante o treinamento, foi reforçada a compreensão sobre as ARRs (Áreas de Recuperação de Recursos) e APGCs; estimulando os CCPs a identificarem prioridades de gestão com base nas suas realidades locais; promovendo reflexões sobre o papel dos diferentes actores envolvidos (comunidades vizinhas, autoridades, pescadores externos, turistas) e os impactos das decisões tomadas tendo como base a promoção do diálogo, apropriação comunitária e a viabilidade técnica das medidas propostas.
A capacitação contou com a presença de líderes comunitários locais, membros dos CCPs das comunidades envolvidas; técnicos da WCS (Wildlife Conservation Society), AMA (Associação do Meio Ambiente), ADNAP (Administração Nacional das Pescas) e do SDAE (Serviço Distrital de Actividades Económicas).
Esta iniciativa representa um passo significativo rumo a uma gestão costeira participativa, com foco na conservação dos ecossistemas marinhos e na melhoria das condições de vida das comunidades pesqueiras. O fortalecimento dos CCPs é fundamental para garantir que as futuras decisões sobre o uso e conservação dos recursos marinhos sejam sustentáveis, inclusivas e eficazes.
