A Wildlife Conservation Society (WCS) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a salvar a vida selvagem e lugares selvagens através da ciência, da conservação internacional, da educação e da gestão do maior sistema mundial de parques urbanos de vida selvagem. Durante mais de 125 anos, a WCS tem sido uma das principais organizações de conservação a nível global e trabalha actualmente para conservar e gerir de forma sustentável mais de 100 milhões de hectares de paisagens terrestres e marinhas em todo o mundo, apoiando a gestão de mais de 600 áreas protegidas em 65 países.
A WCS trabalha em parceria com mais de 205 grupos indígenas e de 1500 comunidades locais. A WCS estabeleceu um programa em Moçambique em 2012 e trabalha com o Ministério da Terra e Ambiente e o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas para apoiar o Governo na conservação da biodiversidade, enquanto apoia as comunidades locais em meios de subsistência alternativos, melhorando a resiliência aos efeitos das alterações climáticas. A WCS coordena o projeto Futuro Azul.
É cientista da conservação com doutoramento em Gestão da Biodiversidade e experiência em iniciativas como a Lista Vermelha da UICN, identificação de Áreas-Chave para a Biodiversidade (KBAs) e priorização espacial. Desde 2023, lidera o projecto SBAPP da WCS, onde alia conhecimento técnico à estratégia prática para proteger a biodiversidade. Reconhecido pela sua postura serena e pensamento claro, actualmente navega com equilíbrio pelos desafios da gestão do Programa Marinho, tomando decisões ponderadas e promovendo um ambiente colaborativo. Fora do trabalho, gosta de nadar, explorar a flora, fauna e passar tempo com amigos e família.
Diga “Olá” ao Carlos! Maestro do Projecto! Combinando uma licenciatura em gestão com um talento para a comunicação, há 15 anos trocou o caos dos eventos europeus pelo cenário de empreendedorismo social de Moçambique. Apaixonado por criar valor para as comunidades, ele agora lidera o Projecto Futuro Azul da WCS, com o objectivo de equilibrar desenvolvimento e conservação. Catador compulsivo de lixo na praia, se a vida lhe der limões, ele irá apimentar suas aventuras culinárias. Músicas mexidas, risadas sinceras e amor familiar completam a sua receita de sucesso!
É uma especialista marinha com mestrado em Biologia da Conservação. Da Gorongosa às Ilhas Primeiras e Segundas e agora no norte de Nampula, ela é uma extraordinária bióloga, sendo a MC oficial dos eventos do projecto, motivando comités de pesca e recursos naturais, e transformando conhecimento ecológico local e dados sobre tubarões em insights fantásticos para o projecto
Natural de Muiane, distrito de Gilé, está a finalizar a Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento, comunitário com habilitações em Ecoturismo. Desde criança que se apaixonou pela conservação da bela paisagem de árvores que apreciava ao longo dos caminhos que percorria com a sua avó para a machamba, próximo da cidade de Nampula. Tem trabalhado nas Províncias de Zambézia e Nampula em maneio e gestão de recursos naturais, plantações e maneio de florestas nativas e exóticas, apoio na delimitação de terras comunitárias e sua formalização, agricultura de conservação, apicultura, conservação e restauração de áreas degradadas de mangais, protecção e maneio de recursos marinhos e costeiros, planificação e poupança e crédito rotativo. Adora encontrar-se com a natureza em especial praias e montanhas.
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Lúrio e mestrada em Biologia de Conservação pelo Consórcio de BioEducação do Parque Nacional da Gorongosa. É apaixonada pela natureza. Seus melhores momentos são quando está ao lado de sua familia perto do mar sentindo a brisa, ou debaixo de água, ou observando aves, ou viajando para conhecer lugares novos. Possui uma certificação de mergulho avançado e ja trabalhou em projectos que visavam a conservação de ecossistemas marinhos, costeiros e terrestres no Norte e Centro de Moçambique onde desempenhou funções como assistente de mergulho, assistente de pesquisa, assistente de projecto e coordenadora de projecto. Para ela a melhor forma de mudar a consciência das pessoas é obtendo conhecimento. Considera-se uma eterna aprendiz.
“Lufa, o “régulo” da Ilha de Moçambique que tem apenas 3,5km de comprimento, mas a sua viagem abrange todo o Norte de Moçambique. De carregador de sacos a motorista VIP, ele fez tudo com um sorriso e alguns passos de dança bem sérios. Com um corpo construído para ser segurança, sua arma secreta é um sorriso matador. Considere-se com sorte se ele o levar num belo passeio pela área do Projecto Futuro Azul.
Cremilda, Gestora de subvenções do projecto Futuro Azul há cerca de dois anos, é uma profissional moçambicana com formação em contabilidade. Sua perspicácia financeira e dedicação desempenham um papel vital na condução do projecto para o sucesso.
Uma profissional versátil, formada em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Católica de Moçambique, com mais de 6 anos de experiência de trabalho em empresas privadas nas áreas de mineração, terras, seguros, transportes, logística, administração e nas ONGs internacionais em Moçambique nas áreas de conservação da biodiversidade.
Amante da fotografia, praias e viagens, aproveita as horas vagas para registrar momentos únicos da vida desfrutando da excelente companhia de familiares e amigos.
Conheça a Raquel, apaixonada confessa pelo azul profundo. Formada em Relações Públicas, encontrou na conservação ambiental o cenário ideal para dar voz à natureza. Desde 2023, sua trajetória tem se desenrolado entre paisagens protegidas e ecossistemas costeiros, contribuindo com iniciativas que conectam pessoas, biodiversidade e comunicação com propósito. A natureza é sua maior fonte de inspiração, e o mar, sua alegria constante. Trabalhar pela sustentabilidade, conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades é sua missão. Nas pausas do ofício, ela se embala ao som da música, mergulha em páginas de livros, deixa-se levar pela dança, envolve o mundo em abraços e, inevitavelmente, rende-se ao encanto de fotografar uma bela paisagem. Porque, para Raquel, registar momentos e movimentos é também uma forma de conservar o que é belo.
Especialista em Desenvolvimento Sustentável com mais de duas décadas de experiência em gestão de programas. Com uma mentalidade e visão estratégica sólidas, Carlos liderou programas multidimensionais baseados em resultados, desde a concepção até a implementação, abrangendo vários sectores como agricultura, pesca, restauração costeira, energia renovável e desenvolvimento de negócios. Carlos é proficiente em realizar auditorias internas e fornecer medidas de controle de risco por meio de estratégias de mitigação. Trabalha em estreita colaboração com doadores, atendendo aos seus requisitos e expectativas de maneira proactiva e constructiva, ao mesmo tempo que administra subvenções complexas, desempenhando um papel vital em fornecer uma ponte entre finanças, recursos humanos e aquisições na gestão de subvenções.
Agostinho Zacairas é um especialista florestal, gestão comunitária e extensão, com 30 anos de experiência, incluindo 15 anos em programas baseados na comunidade e 14 anos em funções de gestão e coordenação de projectos. Como coordenador, é responsável por supervisionar a implementação e garantir a execução efectiva e eficiente do projecto. Um foco especial de Zacarias é assegurar a restauração de150 hectares de mangal com o envolvimento activo da comunidade local. Para isso, ele estabelece relações sólidas com parceiros estratégicos e propõe soluções inovadoras e sustentáveis.
Profissional dedicado ao desenvolvimento comunitário, com destaque para área da Agricultura e Meio Ambiente. Ele possui uma experiência de mais de 10 anos na implementação de técnicas de produção ecológica e agricultura de conservação. Actualmente, Sérgio desempenha a função de Coordenador Distrital de Memba e Ponto Focal de Monitoria e Avaliação no projecto Futuro Azul, onde trabalha para promover meios de subsistência eco-sustentáveis e alternativas à pesca. Sua paixão pela educação ambiental impulsiona a transferência de conhecimentos sobre o uso da biodiversidade e ecossistemas para a adaptação e resiliência das comunidades costeiras às mudanças climáticas.
Tem uma ampla experiência em projectos agrícolas, conservação do meio ambiente e empoderamento das comunidades locais. Actualmente, é Coordenador Distrital no projecto Futuro Azul no Distrito de Mossuril. Rudy está empenhado em melhorar os meios de subsistência das comunidades, promover práticas agrícolas sustentáveis e proteger a biodiversidade. Sua paixão pelo meio ambiente e compromisso com o desenvolvimento sustentável o tornam um activo valioso para iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
Célia Macamo é bióloga e ecologista marinha com especialização em botânica marinha, ou seja, dedica-se ao estudo das plantas que vivem no mar. Tem uma paixão genuína pelas florestas de mangal, esses ecossistemas lodosos e cheios de vida, onde tudo acontece com uma lógica surpreendente e natural. No projecto Futuro Azul, contribui nas áreas de restauração e gestão de mangais e ervas marinhas, procurando formas eficazes e sustentáveis de cuidar desses habitats preciosos. Fora do ambiente científico, ela também se deixa levar pela música, mantém-se activa com desporto e não perde uma oportunidade de viajar e descobrir novos lugares, sempre com um olhar curioso e a vontade de aprender mais sobre o mundo que nos rodeia.
Licenciada em Engenharia de Aquacultura. Atija actua como assistente de programa de subvenção no ProAzul. Apoia a implementação de actividades que incentivam a diversificação dos meios de subsistência dos pescadores e aquacultores, com objectivo de reduzir a pressão sobre os recursos marinhos. Também é ponto focal do projecto “Futuro Azul”, apoiando as comunidades locais a desenvolver meios de subsistência alternativos
Rui é o mago da comunicação, apaixonado por acender faíscas de mudança social e proteção da biodiversidade! Armado com duas décadas de experiência e uma mistura explosiva de formações em Comunicação, Publicidade e Relações Públicas, ele move campanhas vibrantes que dançam ao ritmo da conservação em Moçambique. Mais do que um estrategista, Rui é um arquitecto de sonhos que molda futuros brilhantes, onde a comunicação é a chave para desbloquear comportamentos sustentáveis e sorrisos contagiantes. Com paixão, inovação e uma ética inabalável, Rui é mais do que um profissional; é um verdadeiro entusiasta pela mudança social e pela conservação da biodiversidade!
Natércia é uma profissional responsável, formada em Ciências de Comunicação, com especialidade em Publicidade e Marketing. O seu percurso profissional iniciou em 2020, com a participação na primeira edição de estágios do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), tendo estagiado durante um ano no sector de comunicação da BIOFUND.
No final do estágio, Natércia foi eleita a melhor estagiária da primeira edição do programa. Em 2021, ingressou na BIOFUND como Oficial Júnior de Comunicação, onde destacou-se na organização do evento de lançamento do Programa PROMOVE Biodiversidade. Natércia possui experiência em comunicação institucional, de projectos e em organização de eventos. Actualmente, Natércia desempenha um papel fundamental na organização de eventos, com foco especial em eventos de consciencialização ambiental. Devido a sua experiencia em organização e gestão de eventos, em 2022, Natércia foi integrada na equipa de organização da Conferência da Biodiversidade Marinha, do Projecto Futuro Azul.