A WCS reuniu por uma quinzena seus parceiros do projeto Construindo um Futuro Azul para Ecossistemas e Pessoas na Costa Leste Africana (Blue Future), para treinar a equipe do projeto sobre questões consideradas determinantes e que a WCS sempre considera em seus projetos, nomeadamente as salvaguardas sociais e ambientais que devem ser implementadas ao longo do projeto, bem como metodologias específicas para interação com as comunidades. O evento de 2 semanas está acontecendo entre 8 e 18 de novembro de 2022, nas instalações do parceiro Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), Bairro Muzuane em Nacala, onde o escritório do projeto Blue Future está baseado.
O treinamento consiste em uma formação de formadores que permitirá, no futuro, que as equipes em campo recebam desses formadores habilidades fundamentais para realizar trabalhos tão benéficos quanto possível para as comunidades, buscando garantir a redução de impactos negativos colaterais que possam existir.
Os principais tópicos abordados são i) o Sistema de Gestão Ambiental e Social (ESMS) com todas as suas salvaguardas ambientais e sociais e ii) Estratégias de Envolvimento Comunitário, como a Pesquisa de Necessidades Básicas (BNS) e a Ferramenta de Governança de Recursos Naturais (NRGT). O treinamento é ministrado por especialistas internacionais da WCS (Heidi Kretser, Diane Detoeuf e Michelle Wieland), e abrange as equipes regionais e nacionais da WCS, os parceiros implementadores do projeto Blue Future, nomeadamente a ADPP, a Associação do Meio Ambiente (AMA), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e o Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM). Também inclui outros parceiros chave, como a Administração Nacional de Pescas (ADNAP), representando o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, e os extensionistas de pesca dos Serviços Distritais de Atividades Econômicas de Memba e Mossuril.
O treinamento visa garantir que as equipes ganhem capacidade para identificar todas as partes interessadas relevantes, estabelecer processos para rastrear seu envolvimento ao longo da vida do projeto e se sintam confiantes na implementação de salvaguardas como Consentimento Livre, Prévio e Informado, Mitigação de Restrições de Acesso e Mecanismos de Reparação de Queixas dentro de uma abordagem de conservação baseada em direitos.
O projeto Blue Future é co-financiado pelo Blue Action Fund (BAF), Green Climate Fund, Margaret A. Cargill Philanthropies (MACP) e Oceans 5, entre outros doadores.